SALA INTERATIVA
Uma instrutiva e divertida atividade interdisciplinar
2os anos
Os alunos dos 2os anos do Ensino Fundamental participaram de uma divertida atividade, que teve como ponto de partida a leitura do livro A Caixa Maluca, autoria de Flávia Muniz, com ilustrações de Paulo Tenente, Editora Moderna.
Depois da leitura, os alunos foram incentivados a apresentarem a história para os colegas.
Em seguida, cada aluno recebeu um material com indicações para corte e desenho, de modo que cada um “fabricasse” a sua própria caixa, em que poderia ser colocado um objeto a ser identificado pelos colegas, assim como no livro, em que uma caixa, caída misteriosamente do céu, só foi aberta pelo macaco, que se assustou com um palhaço de molas que havia na caixa.
A atividade contempla diversas áreas de estudo, quais sejam, o desenho (a decoração da caixa), a matemática (as medidas e as proporções), a geometria (as figuras geométricas envolvidas), entre outras possíveis, além de exercitar o trabalho em equipe, a criatividade e, principalmente, a conscientização quanto à importância da leitura, ponto de partida para a atividade.
3os anos
Os alunos dos 3os anos do Ensino Fundamental participaram de uma divertida atividade, que teve como ponto de partida a leitura do livro Maria vai com as outras, autoria e ilustrações de Sylvia Orthof, Editora Ática.
Depois da leitura, os alunos foram incentivados a apresentarem a história para os colegas.
Em seguida, cada aluno recebeu material para a confecção de um lápis em que foi reproduzida a cabeça de uma ovelha, lembrando a personagem principal do livro, a ovelha Maria, que não tinha opinião própria, apenas repetia o que todas as outras faziam, mas que conseguiu, no final da história, libertar-se dessa condição e tornar-se dona de suas próprias ações.
A atividade contempla diversas áreas de estudo, quais sejam, as artes manuais (a confecção da cabeça da ovelha com biscuit), a matemática (as proporções da cabeça da ovelha e a simetria para a colocação dos olhos), entre outras possíveis, além de exercitar o trabalho em equipe, a criatividade e, principalmente, a conscientização quanto à importância da leitura, ponto de partida para a atividade.
Além disso, cada aluno poderia confeccionar outras “ovelhas-lápis”, para dar como presente ou apenas para uso pessoal, dele ou de familiares e amigos.
Nas fotos a seguir, a alegria dos alunos, fator decisivo para um consistente aprendizado.